A FOLHA DO LITORAL

Fartura de peixes aumenta visita de baleias no litoral norte de SP


HomePage

Tem sido mais comum avistar baleias no litoral norte de São Paulo. A explicação, segundo o Instituto Argonauta, que monitora os animais marinhos na região, pode ser a fartura de peixes. De janeiro a junho deste ano, foram avistadas13 baleias. O número é quatro vezes maior do que no mesmo período em 2015.

De acordo com o oceanógrafo do instituto, Hugo Gallo, a maioria das baleias é da espécie jubarte e Bryde. Para ele, a aparição delas em grande número na costa norte paulista é um fenômeno atípico.
“Diversos fatores podem ter influenciado este aumento, o principal é que neste ano houve um redução das licenças para barcos indutriais atuarem na pesca de tainha no Sul.

Como consequência, a oferta de peixes dessa espécie que estão sendo encontrados tem sido maior também no litoral norte. Somado à isso, as baleias que sempre passaram pela região migrando, têm ficado mais tempo, para se alimentar. Isso explica tantos avistamentos “, contou.

O instituto monitora a presença dos animais e constatou que muitas das baleias foram flagradas se alimentando.  

Outro fator que pode ter influenciado é o inverno mais rigoroso na região. “Não sabemos ainda o quanto isto influência, mas como também o frio foi atípico, pode ter uma parcela de contribuição”, avaliou Gallo.



     

Comente a Notícia!

Seu nome:

Seu e-mail: (não divulgaremos o seu e-mail)

Seu comentário:


Comentários


Ainda não existem comentários para esta notícia.