A FOLHA DO LITORAL

Companhia Docas de São Sebastião promove curso de Monitoramento Ambiental


HomePage

A Companhia Docas de São Sebastião, responsável pela administração Porto de São Sebastião, oferece aos moradores, estudantes, aos profissionais das unidades de conservação e de órgãos ambientais do Litoral Norte o curso de “Noções em Monitoramento Ambiental”. No total, são seis módulos que proporcionam aos participantes conhecimento sobre as ações de gestão ambiental realizada pelo Porto de São Sebastião, por meio do seu Programa de Monitoramento Ambiental. As aulas vão de março a julho deste ano. 

Os dois primeiros módulos, realizados em 5 de março e 2 de abril, apresentaram uma visão geral do programa e abordaram o monitoramento dos manguezais. A próxima aula, programada para o dia 30 de abril, será voltada aos estudos da água superficial. Na sequência, os três módulos finais abordarão o monitoramento da avifauna, dos organismos existentes no costão rochoso e, por fim, da vida marinha.

As aulas são realizadas no auditório do Porto (Av. Doutor Altino Arantes, 410 - Centro), em São Sebastião. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (12) 3892-1899 ou pelo e-mail meioambiente@portoss.com.br, informando o módulo do curso pelo qual têm interesse. É preciso informar o nome completo e o número do documento de identidade (RG). 

Além da realização deste curso e de todas as outras ações ambientais desenvolvidas no Programa de Educação Ambiental, a preocupação e o compromisso do Porto de São Sebastião com o meio ambiente foram reconhecidos com a conquista da ISO 14001. A certificação internacional comprova a sua qualificação em gestão ambiental. Além disso, São Sebastião é o 1º entre 30 portos brasileiros no Índice de Desempenho Ambiental Portuário (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). 

As conquistas são frutos de constantes investimentos da ordem de R$ 25 milhões na área ambiental, contemplando 10 programas de monitoramento da qualidade e educação ambiental, aquisição de equipamentos de monitoramento de emissões atmosféricas, treinamentos, capacitações, criação da Central de Armazenamento e Triagem de Resíduos e do Ceate (Centro de Atendimento às Emergências) para atender possíveis emergências ligadas a vazamentos de óleo no mar. 
 
Confira a programação completa dos próximos módulos do curso de Noções em Monitoramento Ambiental: 

- Módulo 3: Monitoramento de águas superficiais
Data: 30/4/2016
Horário: Das 8h30 às 17h

- Módulo 4: Monitoramento de avifauna
Data: 7/5/2016
Horário: Das 8h30 às 17h

- Módulo 5: Monitoramento de comunidades biológicas de costão rochoso
Data: 25/6/2015
Horário: Das 8h30 às 17h

- Módulo 6: Monitoramento de ictiofauna
Data: 23/7/2016
Horário: Das 8h30 às 17h





Comente a Notícia!

Seu nome:

Seu e-mail: (não divulgaremos o seu e-mail)

Seu comentário:


Comentários


Ainda não existem comentários para esta notícia.