A FOLHA DO LITORAL

Contrato para início da dragagem no Porto de Santos, SP, é assinado


HomePage

O contrato para a realização da dragagem de berços no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, foi assinado na última quarta-feira (30), em Brasília, pelo presidente da Codesp, Alex Oliva. O ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, assinou a ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos.

De acordo com informações da Codesp, o serviço de dragagem de berços é indispensável para manter as profundidades nos trechos de cais, permitindo otimizar a capacidade de transporte das embarcações e ampliando a produtividade das operações.

O contrato, no valor de R$ 20,980 milhões, prevê a dragagem de 324 mil metros cúbicos no prazo de seis meses, volume estimado para recompor as profundidades de projeto dos berços de atracação numa faixa de 50 metros a partir do alinhamento do cais.

O plano de dragagem prevê o atendimento prioritário nos trechos com mais sedimentos, num ritmo de três mil metros cúbicos de material dragado por dia. A draga opera com apoio de dois batelões, que recebem o material dragado para posterior despejo em uma área 40 quilômetros quadrados, situada fora da baia de Santos, onde não provocará impactos ao meio ambiente. A Codesp monitora mensalmente essa região.

A estimativa é que a dragagem seja iniciada em até 15 dias, tempo necessário para a chegada do equipamento, que será rebocado de Itaguaí, no Rio de Janeiro, para Santos. Além disso, nesse período será apresentado os planos de segurança, o cumprimento de exigências ambientais e vistorias na Capitania dos Portos, entre outros itens.



     

Comente a Notícia!

Seu nome:

Seu e-mail: (não divulgaremos o seu e-mail)

Seu comentário:


Comentários


Ainda não existem comentários para esta notícia.